HPV na boca – Uma DST

HPV_bucal01

Algumas vezes ficamos muito curiosos quanto às DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis). Hoje, com tanta informação em todos os canais de TV e internet, parece impossível que as pessoas não se atentem ao fato de que as DSTs não se acabam por si sós. Afinal, com o simples uso do preservativo, já se previnem muitas doenças.

O HPV (Human Papiloma Vírus ou Vírus do Papiloma Humano) é um agente causador de uma “verruguinha”, chamada papiloma. Claro que isso não seria nada se ela não tivesse a possibilidade de se transformar em um câncer. Estima-se que aproximadamente 90% das ocorrências de câncer do colo do útero estejam ligadas à presença desse vírus.

Muitos devem estar se perguntando por que um cirurgião-dentista estaria discorrendo sobre o assunto. É simples: do mesmo modo que o colo do útero, a boca também é uma mucosa e cada vez mais trabalhos são publicados relatando a presença de lesões causadas pelo HPV na boca, aumentando assim também os riscos de câncer bucal.

Na boca, as lesões, em sua maioria, aparecem como pequenas verrugas que podem ter a cor da pele ou apresentar uma camada esbranquiçada. No primeiro caso, sua observação é difícil, mas, na segunda possibilidade, a lesão pode ser reconhecida devido a uma leve semelhança com uma pequenina couve-flor.

Por ser transmitida através de auto-contaminação ou contato orossexual, a prevenção da doença é a prática mais coerente, principalmente pelo fato de que o tratamento de alguns tipos de HPV não consegue a eliminação total do problema. Os tratamentos mais comuns são os cirúrgicos, com a retirada das lesões e análise em laboratório, mas, como o vírus permanece na mucosa, existe uma boa chance de que o problema apareça novamente e de que a cura definitiva não ocorra.

Pelas imagens, pode-se perceber que a lesão pode estar bem escondida, dificultando assim a observação em uma situação normal de conversa entre as pessoas como você pode ver pelas fotografias.

Fica o alerta: nem tudo que parece saudável realmente o é.

 

 

Hpv_1             HPV_bucal2

 

 

HPV_bucal

 

 

HPV_Boca_3

 

 Hpv_boca

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Saiba mais:

 

http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=327

 
Cadastro