Comer é uma dádiva

Comer é uma dádiva.

Regras e mais regras sempre foram ditadas para se portar à mesa, mas uma das mais comuns é a de comer de boca fechada. É muito desagradável ver a comida na boca de alguém,movendo-se de um lado para o outro durante a mastigação. Existem pessoas que se comparam a animais durante suas refeições.

 O que não se leva em conta é porquê a pessoa procede daquela forma naquela situação. O que acontece é que quando se tem uma respiração unicamente bucal, o nariz não consegue manter um fluxo de ar adequado, forçando a abertura da boca, o que igualmente ocorre em situações problemáticas como adenóide e rinite.

 Correto seria obrigar a criança ou o adulto a selar os lábios, mas esta pessoa deve comer ou respirar? Os dois são necessários. Neste caso a boca vai ficar aberta enquanto se alimenta, sem a menor dúvida.

 O ato de se comer rapidamente acaba por ser complemento de quem come de boca aberta, não só pela pressa em respirar e manter o fôlego, como também porque hoje ingerimos alimentos mais moles e o sistema bucal tem uma sequência lógica, que acontece da seguinte maneira: Depois do alimento ter sido visto e cheirado, ele é colocado na boca, onde o gosto inicial sentido pela língua faz toda a diferença. Em sequência, a língua joga este alimento sobre a superfície dos dentes e inicia-se a mastigação.Enquanto o cérebro interpreta que existe alguma coisa mastigável entre os dentes, ele mantém a mastigação, entretanto, quando a interpretação do cérebro conclui que os dentes estão se tocando, é desencadeado o ato de engolir. Trocando em miúdos, quando se encosta dente com dente o cérebro normalmente manda engolir.

Concluindo: A pessoa que mastiga de boca aberta e come depressa,pode ter motivos fisiológicos para isso, entretanto, os alimentos industrializados e a vida estressante acabam por contribuir ou piorar alguma coisa que usualmente já acontece.

Uma respiração correta somada a uma mastigação funcional, além de sentar-se à mesa sem pressa, são os melhores meios de se iniciar um processo de boa educação naquele local e momento, além de fator de grande importância para gozar de boa saúde e bem estar.

SHARE