Piercing_lingual
Piercinga na lingua com lesão

Observe esta imagem

 

Piercing_lingual
Piercinga na lingua com lesão

 

Os Piercings na língua têm sido cada vez mais comuns nos dias de hoje. Usado como adorno, enfeite, como uma conotação sexual ou mesmo por moda. Verdade é, que os piercings são uma moda mundial que pegou e é coisa comum ver uma ou outra pessoa com perfurações nas mais diversas áreas do corpo.

Geralmente essas peças são metálicas (aço, ouro, titânio ou outro metal) ou plásticos que são colocados sob perfuração nas mais diversas áreas do corpo. Comumente presente em narizes, lábios, línguas, bochechas, umbigos, mamilos, sombrancelhas, orelhas e outros.

Muitos profissionais da área de colocação e os incentivadores do uso podem não estar muito bem sintonizados com o risco a que se submetem quando os colocam em determinadas áreas sem dizer se isso é ou não perigoso. Se multiplicam os sites e orientações para a obtenção de melhores resultados pós operatórios mas vale lembrar que a colocação de um piercing é uma cirurgia e deve seguir os mesmos critérios de planejamento, execução e acompanhamento.

O Piercing na língua, vai ser nossa pauta neste momento e as outras áreas de colocação podem obedecer a muitos dos critérios que colocarei em questão.

A Língua é considerada o músculo mais forte do corpo humano, por ter o maior numero de fibras por espaço, tendo estas fibras dispostas em diversas as direções, e por isso é capaz de movimentos tão complexos e elaborados utilizando muitas inervações e irrigada por inúmeros vasos sanguíneos. Ela está ativa na maioria do tempo e nem notamos. Engolimos em média 2000 vezes ao dia, Respiramos em média 4 vezes por minuto e o ar passa justamente na parte posterior da língua, comemos e bebemos passando por ela, nos comunicamos a usando o tempo todo e até quando dormimos que quando sua função se altera, durante o sono, gera ronco. Pensando desta maneira temos que a língua está ativa praticamente durante todo o nosso dia.

Todas as vezes que temos alguma parte do nosso corpo que se submete a um atrito constante a pele deste lugar também se troca muito mais rápido do que onde não temos tanta atividade, como por exemplo nas mãos onde estamos descamando a pele o tempo todo, por atrito. Na boca isso não é diferente, apesar da boca ser uma mucosa ( pele que permanece molhada) esse processo acontece da mesma maneira e acontecendo algum tipo de alteração ela vai acontecer mais rapidamente justamente por esses motivos. Isso sem contar que sua boca como a de qualquer ser humano é rica em bactérias e detritos e estes podem fazer com que infecções graves ou não, circulem pela corrente sanguínea e afetem órgãos distantes como o coração, por exemplo, causando endocardites ou em outros órgãos disseminando a infecção.

Temos também uma outra preocupação quanto ao movimento, que faz com que o “Céu da Boca” também fique sujeito a problemas por receber batidas sem parar alterando assim os ossos da maxila podendo levar a danos irreversíveis.

Voltemos a nossa fotografia, você consegue ver a alteração?Você seria capaz de ver uma lesão como esta numa rápida olhada na boca de alguém? Você vê que entre o piercing e a língua tem alguma coisa que não parece normal? Você sabe dizer o que é isso?

 Esta lesão se chama Granuloma e sob alguns estímulos como álcool e fumo pode se transformar em um câncer, neste caso foi removido o piercing imediatamente, feita uma cirurgia na língua para retirar a lesão, executada uma biópsia e o paciente terá que ser feito um acompanhamento por alguns anos para ver se a lesão volta a aparecer ou não.

Como exemplo coloco este caso onde todas as fotos pertencem ao mesmo paciente:

 

 

Estas foto ilustram o piercing causando lesão na lingua e no Céu da Boca ( Palato) e dentes quebrados.

Do mesmo modo temos casos onde a lesão fica irreversível, o que é o caso dos piercings na bochecha e também no lábio inferior, como nas fotos a seguir:

 

Note que as cicatrizes são permanentes .

Exitem também os casos mais ousados onde as pessoas colocam piercings na úvula como o caso apresentado no site:

Profissionais como Médicos, Fonoaudiologos, Nutricionistas bem como nós Dentistas, não incentivam o uso destes piercings em áreas de grande atrito.

A utilização de objetos na língua e bochechas é um risco muito grande a sua saúde e ao seu bem estar e uma vez que você já o tenha, consulte seu Dentista peridiocamente.

 

fonte da imagem : http://fauquierent.blogspot.com.br/2013/02/uvula-piercing.html

Dr. Mauricio Bernardes

Cirurgião Dentista – Itu -SP

Rua Benjamin Constant, 92.

F.: 11 4013 1951